A banda mineira Pato Fu retorna aos estúdios e lança um dos discos mais inspirados da carreira depois de um hiato de sete anos de composições inéditas. Não Pare pra Pensar se destaca como um dos melhores álbuns brasileiros de 2014, com canções de peso como a faixa título, Um dia do seu sol e You have to outgrow rock’n’roll

Da esquerda para a direita: Lulu Camargo, Ricardo Koctus, John Ulhoa e Glauco Mendes. No sofá, Fernanda Takai
2014 foi um ano bastante generoso no que se refere a lançamentos do pop rock nacional. Um dos últimos e mais importantes deles foi o retorno do Pato Fu a um álbum de inéditas desde 2007, quando saiu Daqui pro Futuro. Entre um e outro disco houve a experimentação com instrumentos de brinquedo e a voz de duas crianças nos discos Música de Brinquedo (2010) e o registro ao vivo de sua turnê, Música de Brinquedo ao Vivo (2011), direcionado também ao público infantil.
Boa parte da culpa dessa demora em lançarem um disco novo da banda foi o sucesso do trabalho solo de Fernanda Takai, que, desde o seu primeiro disco solo, Onde Brilhem os Olhos Seus (2007), não parou mais. Veio em seguida o registro ao vivo da turnê, Luz Negra (2009), que até trazia uma canção em parceria com John e que poderia muito bem integrar um álbum do Pato Fu; um trabalho com o ex-guitarrista do The Police Andy Summers, Fundamental (2012), e o novo e eclético Na Medida do Impossível (2014).
Não Pare pra Pensar (2014) dá seguimento ao clima de Daqui pro Futuro, embora seja um disco bem mais inspirado. As canções dialogam com o anterior e com a obra-prima Toda Cura para Todo Mal (2005). A primeira canção, por exemplo, Cego para as Cores, com uma guitarra que se destaca, celebra a alegria terrena, assim como Uh Uh Uh, La La La, Ié Ié!, do disco de 2005. E por alegria terrena também quer dizer lidar com o que há de desagradável na vida.
A segunda canção, Crédito ou débito, já é mais venenosa, na tradição de Like a rolling stone, de Bob Dylan. Você vai se arrepender, espere só o seu fim, canta em tom ameaçador Fernanda Takai, em sua voz doce.
Takai talvez não tenha se sentido à vontade para cantar a canção seguinte, Ninguém mexe com o diabo, ficando a cargo do marido John Ulhoa. Não chega a ser uma canção diabólica ou algo assim, mas não deixa de ser um tanto incômoda. Fala da falta de amor no mundo. Destaque para os teclados de Lulu Camargo.
A faixa título Não pare pra pensar é muito gostosa de ouvir, com uma sonoridade bem eletrônica, festiva e dançante, embora a letra, mais uma vez, seja agridoce, ao lidar com a incapacidade de mudar a si próprio.
Eu era feliz começa lembrando os acordes iniciais de Why can’t I be you?, do The Cure, e também equilibra a alegria da música com a tristeza da letra. O refrão diz: Arrisquei palavras frias que ferem/ Queimam e podem matar/Dói no peito o amor que de mim aos poucos se desfaz.
Mas nada nos prepara para a beleza e a melancolia de Um dia do seu sol, uma das mais belas canções do ano. A canção, mais lenta, começa apenas com a guitarra para depois os outros instrumentos entrarem. A letra já começa devastadora: Às vezes você pensa/ Será que essa chuva nunca vai passar/nunca vai parar de me molhar/Mas pode ser que o mundo esteja te implorando um dia de sol/ Me dê um dia do seu sol. A balada é enriquecida com um solo de guitarra de John tão lindo que dói.
A faixa seguinte, You have to outgrow rock’n’roll, trata de espantar um pouco a tristeza da canção anterior com um rock próximo do punk e do skate rock na voz de John. É uma das melhores e mais vibrantes faixas do disco e é cantada em inglês. Foi destaque na internet. No clipe, John mostra um grupo de cinquentões (ou quase) não deixando de lado o seu vício pelo skate, algo tão relacionado à juventude. E a canção trata justamente disso, da necessidade de amadurecer, casar, ter filhos, ser parte da paisagem. Ainda assim, é uma mensagem que pode ser encarada com um grau de ironia. De todo modo, é dessas canções que nos fazem sonhar em um show ao vivo da banda e que certamente faria um enorme sucesso mundo afora se fosse de uma banda americana ou inglesa.
Siga mesmo no escuro é uma volta às baladas e às canções tristes, embora a letra seja otimista. O refrão diz: Você vai enxergar quando seus olhos se acostumarem. Muito provavelmente é uma faixa dedicada a pessoas com depressão e que precisam de uma voz de esperança. A guitarra lembra um pouco o U2 tardio.
O cantor Ritchie, que fez tanto sucesso nos anos 1980, faz um duo com Fernanda em Pra qualquer bicho, que não é das canções mais inspiradas do disco, mas a música tem uma textura agradável, com uma cozinha de baixo e bateria bastante atuante.
Talvez a canção que poderia ter ficado de fora do álbum seja Mesmo que seja eu, de autoria de Roberto e Erasmo Carlos, que já teve o seu cover definitivo na voz de Marina Lima. Até pela sua orientação sexual, a letra faz todo o sentido na voz de Marina, que ainda modificou bastante o arranjo e a estrutura, destacando inclusive a solidão. Embora o Pato Fu tenha alguns covers ótimos, este não é dos melhores. Poderia estar no disco solo da Fernanda Takai. Ainda assim, a canção é tão boa que não dá pra reclamar, até pelas guitarras de John ao final.
Fechando o álbum, destaca-se outra verve irônica de John em Eu ando tendo sorte, em que se destaca o piano de Lulu Camargo. John já havia tratado dessa questão da sorte e da má sorte explicitamente em uma faixa do álbum Toda Cura para Todo Mal. Mais uma amostra de que o Pato Fu chegou a um estágio de sua carreira em que pode se dar ao luxo de fazer autorreferências.
E com Não Pare pra Pensar, Pato Fu segue se firmando como uma das melhores bandas de rock do país, com uma carreira que veio de discos engraçadinhos, fruto de certa tendência dos anos 1990, além de beber muito da influência dos Mutantes, para depois entrar de cabeça em canções mais melancólicas e profundas e chegar à maturidade com o vigor que poucas bandas de mais de 20 anos têm.
Veja o clipe de You have to outgrow rock’n’roll
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.
O post Pato Fu reafirma vigor com o novo álbum “Não Pare pra Pensar” apareceu primeiro em cinemaeartes.com.br.