Adaptando o musical da Broadway Jersey Boys – Em Busca da Música (Jersey Boys, 2014), de Clint Eastwood, apresenta a história de Frankie Valli e da banda The Four Seasons, que gravou músicas marcantes ao longo de sua trajetória
Jersey Boys: Original Broadway Cast Recording, o álbum, ganhou o Grammy além de quatro prêmios Tony 2006: Melhor Musical, Melhor Ator (John Lloyd Young) , Melhor Ator Destaque (Christian Hoff ) e Melhor Iluminação (Howell Binkley) . Algumas canções são marcantes, como Cry For Me, de Daniel Reichard.
Ouçam a versão original na voz de Frankie Valli.
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.
Sherry, de Bob Gaudio, que levou cerca de 15 minutos para escrevê-la e originalmente foi chamada de Jackie Baby, em homenagem a então primeira-dama Jacqueline Kennedy. No estúdio, o nome foi mudado para Terri Baby, e por fim Sherry. Foi o primeiro single da banda The Four Seasons que atingiu o topo da Billboard Hot 100 em 15 de setembro de 1962, onde permaneceu por cinco semanas consecutivas. Esta canção aparece na trilha sonora do filme Histórias Cruzadas (The Help, 2011) de Tate Taylor.
Ouçam a canção Sherry.
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.
Big Girls Don’t Cry, de Bob Crewe e Bob Gaudio estourou nas paradas musicais e passou cinco semanas na primeira posição. Conta-se que Gaudio , estava cochilando, vendo o filme A Audácia é a minha lei (Tennessee’s Partner, 1955), de Allan Dwan, quando ouviu o personagem de John Payne dar um tapa na cara da personagem de Rhonda Fleming, que dá a seguinte resposta: “Big girls do not cry”. Gaudio escreveu a frase num pedaço de papel, adormeceu, e escreveu a canção na manhã seguinte. A canção que é interpretada principalmente no característico falsete de Frankie Valli, é ouvida em vários episódios da série de TV Happy Days (1974-1984) e também apareceu na trilha sonora do musical Ritmo Quente (Dirty Dancing, 1987), de Emile Ardolino.
Walk Like a Man, de Bob Crewe e Bob Gaudio, apresenta o contraponto da voz de baixo de Nick Massi com o falsete de Frankie Valli. Foi o terceiro hit do The Four Seasons, atingindo inicialmente o topo da Billboard Hot 100 em 2 de março de 1963, permanecendo lá por três semanas. Durante as sessões de gravação da música, o Corpo de Bombeiros recebeu uma chamada de emergência do Abadia Victoria Hotel (edifício que abrigava os estúdios). Dizem que Bob Crewe insistia na gravação perfeita, quando fumaça e água começou a invadir o estúdio, pois o quarto acima do estúdio estava em chamas. Conta-se que Crewe ainda bloqueou a porta do estúdio de gravação até que alguns bombeiros forçaram a entrada e puxaram Crewe para fora. Versões da canção foram gravadas por outros músicos, como os Mary Jane Girls (1986), Divine (1985), Dreamhouse e Jan & Dean (1963). Plastic Bertrand fez uma versão cover em francês, intitulado C’est Le Rock’ n’ Roll (1978) e banda húngara Bon Bon também cobriu a canção com o título Sexepilem (1999). A canção Walk Like a Man faz parte da lista de 500 músicas da categoria Rock and Roll do The Rock and Roll Hall of Fame.
Ouçam através do video abaixo:
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.
December, 1963 (Oh, What a Night) é o único hit do The Four Seasons, escrito por Bob Gaudio e sua futura esposa Judy Parker, que foi incluído no álbum de 1975 do grupo, Who Loves You. A canção apresenta o baterista Gerry Polci nos vocais, com vantagem de costume Frankie Valli cantando os elementos de pontes e backing vocal e baixista Don Ciccone (ex- vocalista do The Critters) cantando uma parte em falsete. A canção foi originalmente sobre a revogação de uma espécie de Lei Seca e tinha o título de 05 de dezembro de 1933, mas as letras foram alteradas devido as insistências de Frankie Valli e do letrista Parker. Assim, a canção se tornou uma lembrança nostálgica de primeiro caso de um jovem com uma mulher.
My Eyes Adored You, de Bob Crewe e Kenny Nolan, é outra música popular, cujo título original era Blue Eyes in Georgia, foi originalmente gravada pelo The Four Seasons, no início de 1974. Após a gravadora ter desistido de lançá-la, a canção foi vendida para o cantor Frankie Valli. O single, primeiro hit de Valli como artista solo, foi lançado nos EUA em novembro de 1974 e ficou no topo da Billboard Hot 100 em março de 1975. O sucesso de My Eyes Adored You provocou um renascimento do interesse em gravações de Frankie Valli e o The Four Seasons. Andy Williams lançou uma versão em 1975 em seu álbum, The Other Side of Me. A canção foi gravada em 1976 por Fred Astaire com a Pete Moore Orchestra e em 2008 pela cantora australiana Alfio, para o seu álbum clássico Recua, que presta homenagem a Frankie Valli e 14 outros cantores ítalo-americanos populares. John Barrowman fez um cover da canção em 2010, em seu terceiro álbum de estúdio, autointitulado John Barrowman.
Ouça My Eyes Adored You:
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.
Dawn (Go Away), de Bob Gaudio e Sandy Linzer, gravada pelo The Four Seasons, em novembro de 1963, período turbulento para o grupo, envolvido em disputas de direitos autorais. Originalmente escrito como uma canção popular, o arranjador Charles Calello acelerou a canção por sugestão de Valli e adicionou uma guitarra com um ritmo galopante emprestado de versão da canção More, de Kai Windings.
Beggin’, de Bob Gaudio e Peggy Farina foi popularizada pelo The Four Seasons, em 1967. Em 2007, a canção recebeu nova popularidade quando foi remixado pelo DJ francês Pilooski e então coberto pela banda de hip-hop norueguês Madcon. Desde então tem sido usado como o principal tema de uma grande campanha de publicidade da Adidas.
Vejam a versão original de Beggin’:
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.
C’mon Marianne, composta por L. Russell Brown e Raymond Bloodworth, foi popularizada pelo The Four Seasons, em 1967. A canção ostentava um riff que os The Doors também se apropriaram em sua canção Touch Me, em 1968. Em 1976, Donny Osmond gravou C’mon Marianne em seu álbum Disco Train. Working My Way Back to You, de Sandy Linzer e Denny Randell , fala sobre um homem que traiu sua namorada e abusou dela emocionalmente. Quando ela vai embora, percebe que a amava e está muito arrependido de suas ações passadas. Então, ele promete conquistar o amor dela de volta.
Rag Doll, de Bob Crewe e Bob Gaudio, foi gravada pelo The Four Seasons e lançada em 1964. A gravação foi inspirada por uma menina de cara suja que limpou o para-brisa do automóvel de Gaudio. Quando ele pegou a carteira , tudo que tinha eram notas altas, então, deu à menina uma nota de US$ 20,00. A canção foi hit número um no Canadá, e chegou a número dois no Reino Unido e número quatro na Irlanda.
Who Loves You, de Bob Gaudio e Judy Parker, onde o falsete de Valli, marca registrada do The Four Seasons está presente. Big Man in Town é outra canção popular do grupo.
No entanto, o maior sucesso de Valli e do grupo veio com Can’t Take My Eyes Off You, que vendeu milhões de cópias, foi disco de ouro e até hoje é cantada através dos anos, tendo um grande impacto cultural, com centenas de versões covers em diferentes países. A canção é um marco da televisão e do cinema trilhas sonoras, fazendo parte do enredo de alguns filmes, e até mesmo sendo interpretada por alguns personagens principais. Em O Franco Atirador (The Deer Hunter, 1978), de Michael Cimino, alguns personagens da trama começam a cantar junto com a jukebox em um bar e durante a recepção de um casamento, inclusive quando o filme recebeu uma premiação no Oscar, parte da música foi tocada. No filme Teoria da Conspiração (Conspiracy Theory, 1997), de Richard Donner, Julia Roberts canta trecho da música, enquanto está sendo observada pelos binóculos de Mel Gibson, que também está entoando a canção. Posteriormente eles cantam a música novamente… Heath Ledger também cantou em 10 Coisas que Eu Odeio em Você (10 Things I Hate About You, 1999), de Gil Junger, sendo considerada a Melhor Sequência Musical no MTV 2000 Movie Awards. A canção é ouvida em O Diário de Bridget Jones (Bridget Jones’s Diary, 2001), de Sharon Maguire. Em 2002, foi destaque em uma cena deletada de Scooby Doo (Scooby Doo, 2002) de Raja Gosnell, cantada por Linda Cardellini, que viveu a personagem Velma. Na série da HBO Entourage, Vincent Chase (interpretado por Adrian Grenier) e seu irmão Johnny Drama (Kevin Dillon), a cantam no episódio Sweet Sixteen, da 5ª temporada. A versão Valli também foi usado pela NASA como uma canção de despertar para uma missão de um ônibus espacial, no aniversário do astronauta Christopher Ferguson, além de estar presente no jogo Just Dance 4.
Curtam Can’t Take My Eyes Off You:
Você pode adquirir pelo iTunes clicando aqui, ou pela Amazon clicando aqui.
FICHA TÉCNICA
Jersey Boys – Em Busca da Música
Jersey Boys
EUA, 2014
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Marshall Brickman e Rick Elice
Elenco: John Lloyd Young (Frankie Valli), Vincent Piazza (Tommy DeVito), Christopher Walken (Angelo “Gyp” DeCarlo), Erich Bergen (Bob Gaudio) e Michael Lomenda (Nick Massi)
Biografia Musical
134 minutos
Warner Bros
Veja o trailer de Jersey Boys – em Busca da Música.
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.
O post JERSEY BOYS – CLINT EASTWOOD E O SEU MUSICAL COM CANÇÕES MARCANTES apareceu primeiro em cinemaeartes.com.br.